segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Vitória X Barueri (o Barradão voltou)

O “vou-não-vou” foi inevitável, mas acabei cedendo ao pensamento de que se eu não fosse o Vitória perderia.

Antes do jogo recebi alguns amigos em casa. Um que é torcedor do Bahia comentou:
– Se o Vitória não ganhar hoje tá lenhado, hein?
Interessante como de uma hora pra outra eles voltaram a falar de futebol, aliviados pela conquista de permanecerem na Série B.
Repliquei dizendo que o contrario também podia acontecer, de o Vitória ganhar e ficar tranqüilo...
– Tá difícil disso acontecer – disse ele, com a urucubaca típica dos rebaixados.

Esse diálogo foi decisivo pra eu ir ao Barradão.

Apesar de eu não ter feito texto nem vídeo do jogo contra o Avaí, eu estava lá.
Como para aquele jogo eu achei que só valia ressaltar duas coisas, preferi ficar quieto. E as duas coisas são:
1) Algumas vezes gosto de captar imagens atrás do gol adversário, colado no alambrado, e muitas vezes a polícia impede. Dessa vez, um torcedor bradou apontando pro chão onde estavam os números dos “assentos” e dizendo:
– Eu paguei o ingresso e aqui é um lugar do estádio que eu posso ficar, sim... Aqui o número, isso aqui é um assento, tá numerado, é pro torcedor ficar... – dizia ele.
Apesar da explicação bastante plausível, não adiantou, o policial que comandava aquele pelotão estava de mau humor e irritadiço.
– Com essa mágoa na cara, o senhor deve ser Bahia – disse o torcedor corajoso.
Um policial subalterno do lado riu disfarçado, de canto de boca. Aquele devia ser Vitória.

2) O acarajé do Barradão. Comi pela primeira vez. Meu pai sempre comia, mas eu sempre recusava. Provei no jogo contra o Avaí e constatei que é um dos melhores acarajés que já comi, apesar da baiana de acarajé assumir pra mim que é torcedora do finado.

Ao contrário do que diziam, a torcida do Vitória compareceu ao estádio. O mantra que se ouvia por todo o estádio era “o Vitória tem que ganhar hoje, o Vitória tem que ganhar hoje...”. O grito de gol estava entalado na garganta do torcedor. Cinco derrotas seguidas, cinco partidas sem fazer um gol sequer. E parecia que levaria mais um. O time começou mal e o Barueri aproveitava os passes errados para contra-atacar com extrema velocidade. Viáfara e Fábio Ferreira fizeram as suas partes. O meio-campo não se entendia assim como os torcedores. Um torcedor bêbado do meu lado reclamava de Ramon e Roger sem parar. Um outro reclamava de Bida, outro de Leandrinho, outro de Berola... Um chegou a pedir Leandrão.

No final do primeiro tempo o time melhorou e o juiz (mais uma vez) não marcou um pênalti pro Vitória. Depois, um gol fez o grito sair da garganta, mas o juiz anulou, dessa vez com razão. Era mais um impedimento do ataque do Vitória. Dessa vez foi o zagueiro Fábio Ferreira, que chegou no Vitória desacreditado mas que tem jogado muito bem. Saiu comemorando com vontade, sem saber que seu gol fora anulado. Merece fazer o dele.

Posteriormente o Vitória colocou uma bola na trave e teve outras inúmeras chances de fazer um, dois ou três gols, bombardeando a defesa adversária, mas não fez. Veja aqui no vídeo exclusivo. Primeiro tempo zero a zero. O grito teria de esperar...

– Segundo tempo é bom que o Vitória ataca pro lado de cá... Esse lado é enladeirado – disse um torcedor.

E logo aos dois minutos, Leandro Domingues aproveitou um cruzamento (dele, Fábio Ferreira) e entre os zagueiros esticou a perna e cutucou a bola pra dentro. O famoso totózinho. Olhei pro juiz primeiro pra confirmar antes de comemorar. Um a zero Vitória. Sai pra lá urucubaca.
– Num falei? Esse lado é enladeirado, o ataque chega rápido.

Logo depois, aos 10 minutos, um lance que tem se tornado raro: um cruzamento bem feito encontrou Roger em uma rara posição regular, que num momento raro de eficiência cabeceou de forma espetacular. No seu caminho para o gol, do meu angulo, achei que a bola ia pra fora, mas foi pra fora do alcance da urucubaca. Golaço de cabeça. Dois a zero Vitória.
– Num falei? Esse lado é enladeirado, ajuda o Vitória que já tá ligado no movimento... – repetia o torcedor.

O jogo permaneceu assim até o final, quando o Vitória tomou aquele “gol-no-finalzinho” nosso de cada jogo. Dois a um. Ainda restavam três minutos de emoção, com uma bola parada cruzada na área rubro-negra, mas aos 48, finalmente, o alívio. Quarenta e sete pontos e a permanência na luta pela vaga da Sulamericana.

Liguei pros amigos tricolores e, como de praxe nesse ano, nenhum atendeu. Os urucubacas estavam putos.

Já que o ano já acabou pra eles, podemos fazer aqui um breve retrospecto: Paulo Carneiro (o rubro-negro do ano) entrou, o Bahia ganhou do Esporte Clube Ipitanga e a torcida disse “agora vai”; ganhou do Camaçari Futebol Clube e eles disseram “agora já foi”; ganharam do Vitória em pleno Barradão e eles disseram “agora já é”. Um amigo meu do trabalho disse, prazeroso:
– O cara da rádio falou que Paulo Carneiro comemorou nos gols do Bahia.
Mas aí o CampeoNeto Baiano continuou, eles foram pra final com o Vitória, perderam o primeiro jogo em casa, empataram o segundo, ficaram sem título pelo oitavo ano consecutivo, começou o Brasileiro, eles começaram a dar o costumeiro vexame e a torcida do Vitória disse: “agora já ia”.

Mas a torcida do Bahia tem algo pra se orgulhar, pois foi considerada a torcida mais otimista do ano pela frase "se o Bahia ganhar os 12 jogos que faltam ele sobe".

Depois do jogo contra o Barueri, de dentro do carro, indo pra casa, avistei um ser com a camisa do Bahia andando pela rua. Ao passar por ele, gritei "segunda divisão" e ele fez "u-hu". Deve ter achado que eu era Bahia e que eu estava comemorando...

8 comentários:

borba disse...

Alguns pontos:

1) Pensamento igual ao meu. Pior que por variados motivos não pude ir contra Fla, Cor e Avaí. Pensei logo, "porra, tenho que ir de qualquer forma, se não esta porra não ganha hoje!"

2) Onde é esse acarajé retado?

3) O lado de lá é enladeirado, é? HAHAHA, essa é boa.

4) Uplodeie logo esse vídeo aí, que quero ver o gol de Roger de todos os ângulos possíveis. Golaço dazorra.

5) O cara achando que você era bahia foi demais, hahahaha, "u-hu".

Lucas Serra disse...

CampeoNeto Baiano ficou massa!!

O gol no finalzinho e os últimos minutos deve ter infartado uns 2 torcedores, não do Vitória, e sim do Jahia que tprciam pela nossa derrota! rsrsrsr

SRN

Yeah disse...

Borba, esse acarajé fica do lado do ataque enladeirado... o oposto de onde ficam Os Imbatíveis.
Não lembro o nome da baiana, vou perguntar no jogo do Goiás, mas é bom pra c... Sequinho, crocante e saboroso...

O vídeo já está uplodado.

Admnistrador disse...

Essa do lado enladeirado foi foda uaheuaehea
e deixar os finados mais um ano na fila "não tem preço"
Agora se o finado cai pra terceirona o Bode sem teto bem que merecia uma estátua.

Anônimo disse...

CampeoNeto Baiano!!! boa!!!

EC Vitória Timão disse...

segunda divisão!!
uhu!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

EC Vitória Timão disse...

eu já fui nessa baiana.É muito bom o acarajé dela.Só que ninguém é perfeito...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

EC Vitória Timão disse...

o lado enladeirado é bom mesmo.NO outro lado o Vitória só fica tocandoa a bola sem rapidez agora no lado enladeirado já chega com rapidez e chutando a bola

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk