terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vitória X Democracia

Na quinta-série me candidatei a líder de sala. A função de um líder de sala é, sobretudo, a de ser um exemplo para o resto da classe. Se possível, um CDF. Só com o tempo, no meio do ano, a professora do SOE se deu conta no erro que foi minha eleição. Eu era do fundão. O ano é 1990 e antes dos caras-pintadas de 1992, eu sofri o primeiro impecheament da década. As CDFs da frente foram reclamar que eu não podia seguir como líder de nada. Filava aula, pescava nas provas, perdia as matérias, conversava o tempo todo...
– Quem concorda que ele deve ser deposto do cargo? – perguntou a professora do SOE.
Noventa por cento da sala levantou a mão.
– Vamos ter outra eleição pra líder – finalizou ela. – Quem se candidata?
Eu fui o primeiro a levantar a mão.
A professora riu. As CDFs protestaram. A professora disse:
– Vivemos em uma democracia. Ele pode se candidatar, sim, cabe a sala votar com consciência. A eleição é na próxima terça.

Passei a semana em campanha. Consegui alguns eleitores de volta e o resultado foi empate com uma CDF. Em terceiro lugar um outro estudioso. Pra desempatar, a professora perguntou a turma toda:
– Quem vocês preferem?
A CDF ganhou. Os eleitores do estudioso aderiram a ela.
Perdi o cargo, mas na quinta série, aos 10 anos de idade, aprendi o que é democracia. E que com ela tudo flui muito melhor.

Hoje, com mais de um século de vida, tá na hora do Vitória aprender isso também.
Daqui a um mês, no dia 09/12/10 teremos eleição no clube e o Vitória será o primeiro clube do Nordeste onde o sócio-torcedor poderá votar. Porém, a diretoria não tá muito a fim de divulgar esse direito, mas Franciel, um torcedor do fundão, fuçou as coisas e criou o movimento Somos Mais Vitória, onde os associados se cadastram para juntos reivindicar, como torcedores, o poder de decisão nas escolhas que o clube fará na gestão que vem aí. Acesse www.somosmaisvitoria.com.br e faça sua parte. É seu direito e também seu dever.

P.S: Muitos blogs de torcedores do Vitória aderiram a essa causa hoje. Segundo Franciel, é um blogaço. Alguns deles:

Se liga torcida! - Fábio Monteiro
Por Um Vitória Forte - Larisssa Dantas
É hora do torcedor fazer história - Franciel Cruz
Eleições no Vitória terá a participação da torcida - Dalmo Carrera
Por um Leão mais forte! - Rogério Silveira

5 comentários:

Anônimo disse...

abandonou o blog carniça??
vocês foram pra onde merecem está. quero ver onde vão jogar ano que vem pois, segundo o idiota do seu presidente, time de SEGUNDA não joga nessa LIXEIRA!!!! hahahahahaha

Anônimo disse...

ui, anonimo ai de cima ta todo de raivinha, só pq sabe que o Bahia dele vai dar vexame e vai cair de novo.

Anônimo disse...

Porra, cadê os videos? Tá foda acompanhar aqui da europa.

Rachel disse...

É uma pena você ter parado de postar. Geralmente era por inspiração dos seus posts que eu gostava de ir no Barradas. E até mesmo que me inspirava a escrever os meus próprios posts.
Penso que você parou porque o Vitória caiu. Provavelmente deve estar chateado, mas eu te digo por experiência própria, fui pro jogo contra o Vila Nova(GO) e, apesar de Viáfara ter saído, apesar do time estar uma merda, apesar de Alexi Portela estar afundando o Vitória, a emoção de vê-lo no Barradão é insubstituível!
Você faz um excelente trabalho aqui no seu blog, não deixe de escrever de jeito nenhum!
Rachel Dias.
ps. E no final do ano você vai ver o Vitória subir, de avião, como prometeram! e pra melhorar ainda mais, um finado timinho de lauro de freitas já tá caindo.

Artur Barreto disse...

Agora siiim!! Espero que o Blog volte com toda força em 2013!! Abraço