terça-feira, 2 de junho de 2009

Vitória X Grêmio (aos 48 vale 3)

Meu cunhado é torcedor do Bahia e com isso meus quatro sobrinhos também são. Luca, o único menino, tem 11 anos e joga no infantil do Bahia. Às vezes treina no Fazendão.
– Quer ir ver Vitória X Grêmio? – convidei.
– Tá maluco, pisar no Barralixo, cheio de urubu voando – disse ele, soltando todas as velhas piadas tricolores.
Seu pai entrou na conversa e uma breve discussão Vitória X Bahia começou. Eles fizeram todo aquele sonolento discurso de sempre, que na década de 70 era diferente e blá, blá, blá... Esperei eles terminarem, bocejei e disse:
– Luquinha, você tem 11 anos e seu pai já te levou pra Fonte Nova e Pituaçu inúmeras vezes, mas ele já te levou alguma vez pra ver um jogo da primeira divisão?

Foi o único argumento que precisei. O menino fica vendo pela televisão jogos do Manchester, Barcelona, Milan, Real Madri e quando vai pro estádio, é obrigado a ver Ipatinga, Brasiliense, Bahia...
– Mas vou de camisa azul – exigiu ele.
Não vi problemas.

O jogo começaria às 16h. Saímos às 14:20, pegamos o clássico engarrafamento e às 15:45 conseguimos estacionar. Às 15:55 pegamos outro engarrafamento. A velha e boa e fila do “Sou Mais Otário”. Apesar de já ter pago pelo ano inteiro, o associado do Sou Mais Vitória é obrigado a ficar em uma enorme fila pra entrar no Barradão, sendo que o principal motivo dele se associar foi justamente para não pegar fila alguma. O ruim de ficar nessa fila, além do sol na cara, foi que perdemos 5 minutos do primeiro tempo. O lado bom foi que não tivemos de ouvir “vai buscar Dalila...”. Mais chato que essa música só torcedor do Bahia. E por sinal, como de costume, tinham vários deles na torcida adversária.

Torcedor do Bahia tem tudo pra ser um cara feliz. Durante o ano ele torce pro São Paulo, pro Grêmio, pro Flamengo, pro Internacional, pro Cruzeiro, pro Palmeiras...
– Seu Vitória vai levar fumo do Grêmio – diziam antes do jogo.
Os torcedores do Bahia estão muito tensos. Qualquer conversa sobre futebol já começam gritando, desesperados por atenção.
Encontrei um amigo meu depois da goleada sofrida contra o Vasco e o cara me xingou todo.
– Tomou no cu, filho da puta, viado, se fudeu, seu Vitória de merda, sua puta...

Eu convenci Luca a ir pro jogo dizendo que ele veria um jogo do Grêmio, mas o decepcionei. Só o Vitória jogou. Ele, de camisa azul, torcia baixinho, mas sem muito efeito.

O Vitória atacou o tempo todo, mas apesar das constantes investidas, a zaga do Grêmio parecia intransponível. Zagueiros gigantes. E se passasse por eles, ainda tinha de passar pelo goleiro gigante, recém convocado pra seleção brasileira.

Mas gigante mesmo é Apodi. Apodi bota pra f... Correu, driblou, deu canseira, tomou faltas e fez um jogador do Grêmio ser expulso.

Mesmo com um a mais, o Vitória não finalizava com tranqüilidade. Se manteve no ataque, mas o gol não saía. O tempo foi passando e o zero a zero foi ficando pesado para o Vitória. O Grêmio jogou o tempo todo pensando nele.

Empatar em casa, jogando bem, com um a mais, era perder dois pontos e não ganhar um. Mas com o Vitória cada vez mais ofensivo, em dois momentos passei a achar o zero a zero um bom resultado. Aproveitando o time aberto, o Grêmio, em dois contra-ataques rápidos, fez Viáfara ser um dos heróis da partida. Duas fantásticas defesas. Uma delas aos 43 do segundo tempo.
“Melhor acabar logo o jogo”, cheguei a pensar.

Mas aos 48 minutos Apodi tocou a bola pra Leandro Domingues, que durante o jogo todo tentou fazer gol de cabeça, pelo meio, linha de fundo, tabelando e nada de conseguir furar o bloqueio gremista.
No intervalo do jogo, um torcedor comentou alto que pra furar aquela zaga só chutando de fora. Leandro seguiu o conselho, chutou de longe e a bola foi indo, indo, indo, indo, indo... “e iu”. Não foi um gol. Foi um golaço. Aliás, não foi um golaço; foi um golaço aos 48 do segundo tempo. Veja o vídeo aqui.

O jogo terminou 1 X 0, nove pontos, a segunda colocação na tabela e inúmeros tricolores frustrados.

3 comentários:

"essa bosta toda..." disse...

Esse não deu para ir.
Comprei o time todo do vitoria no CartolaFC

Irlan disse...

Brother, muito bom esse blog.

Só o conheci no início desse ano. Gostei bastante da ideia, bem inovadora e a linguagem bem usada.

Tá de parabéns!

Abração.

Passa lá no meu blog, um cartunista rubro-negro apaixonado.




p.s: só queria lhe propor um layout maior no blog e uma divulgaçao maior. pede pra nossa blogueira no globoesporte.com ajudar a divulgar. um material de tanto valor assim nao pode ficar pouco conhecido nao.

PH - Fsa disse...

Broder,

como já falei, pago pau pros seus vídeos e pro seu blog. (Eu já postei aqui algumas vezes, sendo a última o primeiro post como "Anônimo" do BaVi).

Concordo com o Irlan, seu blog é muito bom pra só ter 4, 6, 10 comentários. Divulgue mais, velho. Divulga lá no site www.leaodabarra.com.br q a galera vai se amarrar.

Valeu, abção.

p.s.1: Pô bixo, apesar de Dalila ser uma música chata da porra mesmo, não fale de Ivete não q ela é nossa musa, aonde vai fala do Vitória!

p.s.2: Essa sua câmera é monstra! É filmadora mesmo "profissional"? Q marca?