sábado, 31 de outubro de 2009

Vitória X Corinthians (tudo muito estranho)

Depois de ouvir as mais diferenciadas resenhas de jornalistas, blogueiros, apresentadores de TV, jogadores e torcedores, a única coisa que posso dizer desse jogo é que foi um jogo muito estranho. A vibe que emanava no Barradão estava estranha. O Corinthians e sua torcida têm uma energia estranha da porra. Sai pra lá.

Uma semana antes do jogo, perguntei ao meu sobrinho jogador do infantil do Bahia (e torcedor do mesmo) se ele queria ir ao Barradão.
– Eu não... – respondeu ele.
Estava traumatizado. Esse ano foi duas vezes ao Barradão e nas duas viu o Vitória ganhar. Uma a zero no Grêmio e seis a dois no Santos.
– É contra o Corinthians, Ronaldo vem – insisti. – Indo pra Pituaçu, quando você vai ver um jogo desse? – perguntei.
Ele não soube responder e disse que iria.

Dentro do estádio ele me disse que viu Ronaldo no Fazendão:
– O cara é gordão e ele treina com um uniforme diferente de todos os outros jogadores... – se impressionou.

Um torcedor do meu lado talvez também tenha culpa na vibe negativa. Uma hora antes da partida começar ele já tava dizendo que Leandrão era uma merda.
– E você queria quem? Roger? – perguntou o do seu lado.
– Claro, bem melhor que Leandrão. Leandrão é uma merda, você vai ver.

E foi o primeiro tempo mais xumbrega desse ano no Barradão. O Corinthians inteligentemente entrou respeitando o Vitória enquanto o Vitória, erroneamente, entrou respeitando o Corinthians. Nem nos jogos do Campeonato Baiano, onde o Vitória é obrigado a jogar com times pequenos como Camaçari, Juazeiro, Bahia e Itabuna, teve um primeiro tempo assim. Jogo estranho da porra. Ronaldo ainda saiu reclamando do gramado. Gordo feito um porco gordo, não percebeu que era ele quem fazia os buracos ao pastar pelo campo, apesar de sabermos que porcos não pastam, chafurdam. Zero a zero.

E o segundo tempo começou e a energia estranha permanecia. O baixo astral ia e voltava, da torcida pro gramado, do gramado pra torcida. Negócio estranho da porra. Apesar do Corinthians ter vindo pra empatar, o Vitória parecia zonzo em campo. Até Viáfara estava falhando. Tudo foi muito estranho. Aos 21 minutos a zaga do Vitória se estranhou e deixou o argentino entrar sozinho e fazer um a zero. Placar que permaneceu até o fim graças a Roger, que entrou no lugar de Leandrão e perdeu um gol imperdível aos 49 minutos.
– Se fosse Leandrão fazia – gritou um torcedor.

E graças também aos árbitros que anularam um gol legítimo e não marcaram
pênalti(s) legítimo(s) a favor do Vitória. Era a primeira partida do senhor Márcio Chagas da Silva (RS) na primeira divisão. Muito estranho.
Ele ainda é considerado pelo comentarista de árbitro da Globo o melhor árbitro do Campeonato gaúcho de 2009. Muito estranho. Ou não.

Como diz um amigo meu:
– Com o juiz do lado, até o Bahia ganha.
Se bem que nem sei...

Para ver o vídeo do jogo, clique aqui.

E finalmente, depois de oito meses de espera, recebi a camisa oficial do time que foi prometida junto com a compra do Sou Mais Vitória. Fui buscar no Barradão na quinta-feira, um dia depois do jogo estranho.
– É no departamento de marketing – me disse o segurança.
Bati na porta e entrei. A sala era bem pequena:
– Vim buscar a camisa...
– Posso ver sua carteirinha? – me perguntou o cara que estava atrás de um laptop.
Ele pegou e me mandou segui-lo. Entramos em outra salinha com uma série de camisas espalhadas.
– Escolha a que você quiser: manga longa, manga curta, a vermelha e preta, a branca, a comemorativa... – disse ele.
Olhei todas e perguntei:
– Tem alguma sem o patrocínio?
Ele pensou um pouco e disse que não.
Camisa feia da porra. Não entendo (e como torcedor não admito) como a merda da marca de um patrocinador tenha mais peso que o ESCUDO do time. Departamento de Marketing estranho da porra. Se a marca da Insinuante tem que aparecer junto com outras cinco, que se contrate então um design profissional pra balancear as coisas, principalmente as cores. Da forma que está, o uniforme não carrega nenhuma identidade consigo e isso, de uma forma ou de outra, interfere no gramado. Sem identidade, ninguém respeita. Se um estrangeiro ver o time do Vitória na televisão não vai saber o que é escudo e o que é patrocinador. Camisa feia da porra. Comentei isso com o cara do departamento de marketing mas acho que ele achou que eu tava falando mal do Vitória e ficou meio pirado, tentando defender com argumentos esdrúxulos o porquê daquele carnaval de cores e símbolos na camisa, dizendo que aquilo era o certo. As cores da Insinuante ainda são vermelho e verde, e verde todos sabem que é a junção do amarelo com azul, e quem tem azul no uniforme é o time da putaquepariu.
Vou comprar uma televisão nova e só por isso vou na Ricardo Elektro que ainda divide em 17 vezes.

– Tem a camisa de Viáfara? – perguntei.
Ele riu com prazer, ao dizer que não. Que foi a primeira a acabar.
– E a de Apodi?
Ele riu de novo:
– Foi a segunda a acabar.

Esse diálogo bateu certinho com a pesquisa do IPEM para saber quem era o ídolo do Vitória no ano de 2009. O resultado foi:
1º Viáfara.
2º Apodi.
3º Paulo Carneiro.

– Tem a de Ramon, a de Vanderson, a de Uélinton, Roger, Leandrinho? – perguntei uma por uma e ele foi se regozijando ao dizer que todas tinham acabado.
Departamento de marketing estranho da porra.

– Essas camisas estão sendo distribuídas desde o mês passado, você tem que acompanhar o site do Sou Mais Vitória... Se acompanhasse iria saber e iria encontrar todas essas que pediu.

Então me responda Departamento de Marketing:
POR QUE PORRA VOCÊS PEDEM NOSSO E-MAIL NA FICHA DE INSCRIÇÃO?

Imagino que seria pra mandar:
“Caro associado rubro-negro, a camisa que prometemos no início do Campeonato Baiano, que chegaria em sua casa pelo Correio e até hoje, oito meses depois, ainda não entregamos já está disponível. É só vir ao Barradão em horário comercial e retirar a sua”.

Mas não é assim que funciona. O associado do Sou Mais Otário tem que ficar ligando, perguntando, se humilhando, entrando no site, pra conseguir saber das coisas. DEPARTAMENTO DE MARKETING ESTRANHO DA PORRA.

A minha camisa oficial, que acho feia pra caralho, mais feia que o jogo Vitória X Corinthians, mais feia que os travecos que Ronaldo pegou, está à venda. Na loja oficial ela custa R$129. Dê seu preço e venha buscar. Tamanho G.

5 comentários:

Borba disse...

Jogo estranho da porra mermo, viu. Que porra!

Anônimo disse...

dá vontade de copiar essa parte final do post e colar la no blog do marketing do clube, bando de incompetentes.

Lucas Serra disse...

rsrsrs apesar do jogo estranho sua postagem ficou legal.

Li sua entrevista lá no Yougol, bem legal. Pena que os vídeos eu não possa assistir, primeiro pq a conexão em casa é (cada dia tenho mais vergonha de falar) discada (tenho meus motivos) e segundo porque no trabalho o youtube é bloqueado.

Adicionei seu link lá no blog.

Quero te enviar um e-mail, mas não encontrei.

Unknown disse...

Fala Ricardo. Aqui é o Vitor, entrei em contato com vc por causa do excelente livro "Para Colorir" que você escreveu...

Faltou só um post do jogo contra o Galo, qnd vcs deram o maior sufoco na gente em pleno Mineirão.. Mas o Vitória é um ime bom cara, mas falo assim sem acompanhar muito de perto..o Apodi é junto com o Vitor do Goias o melhor lateral direito do Brasil, o Ramonzinho, Viafara..até o Leandro que eu odeio por causa do que fez aaqui nas Marias de Belo Horizonte..

depois escrevo mais.. ah, e qt a camisa, vcs podiam dar uma caprichada mesmo..tem mt patrocinio..vc fez bem..o Vitória sempre teve camisas muito bonitas..

Daniel Veiga disse...

Deferico brocou, pai...