domingo, 11 de outubro de 2009

Vitória X Flamengo (empate xumbrega)

Na manhã da quarta-feira (dia do jogo), às seis e meia, passando pelo Farol da Barra vi um ônibus de turista com torcedores do Flamengo tirando fotos do ambiente. Imagino ser um grupo que acabara de chegar de qualquer cidade do interior do Nordeste e/ou adjacências. No Barradão, hoje o estádio mais temido do Brasileirão, os turistas do Flamengo, querendo comprovar que um dia pisaram naquele imponente santuário, também não paravam de tirar fotos. Se for procurar no Orkut, vai ter um monte de foto com legendas como “Ontem eu e meu primo Beto, no jogão do Flamengo contra o Vitória” ou “É, nóis no Barradão”.

Cheguei cedo e fui pro lugar que costumo ficar. Sentei e percebi que estava cercado de turistas do Flamengo. Pra não ouvir de perto aquela música constrangedora que eles cantam em cima de uma melodia do Mamonas Assassinas, deixei a superstição de lado e fui pro outro lado do estádio.

Do outro lado só tinha rubro-negro legítimo, que por todos os cantos enxotavam os turistas do Flamengo de lá, os mandando pro outro lado do estádio. Quer ir pro jogo com a camisa do time rival, tudo bem, mas que fique junto com os seus. Um amigo que foi comigo, quando voltou do banheiro disse que encontrou dois amigos dele, turistas do Flamengo, que compraram cadeira e foram expulsos de lá, pois estavam com a camisa do time. “Eu, eu, eu, caiu na Toca se f...”.

Estádio lotado. “Ei, Apodi, faz um gol aí pra mim”, gritavam em uníssono os torcedores do Vitória, que mais tarde o crucificariam por ter tentado, por duas vezes, fazer o gol, quando era pra ter cruzado. O Flamengo não tomava gol a seis jogos e aos 13 minutos do primeiro tempo fazia mais um; num contra-ataque, a bola sobrou pro maluco lá de cabelinho estranho: um a zero Flamengo. As caravanas deliraram.

– O Vitória tem que empatar logo – gritou um torcedor.
Ramon ouviu o que ele disse e logo em seguida bateu o escanteio na cabeça de Roger. Um a um.

Mas logo depois, falta pro Flamengo e Gléguer não botou fé em Pet e só colocou um ser humano na barreira. Como Pet aprendeu no Vitória, colocou a bola pelo único espaço aberto. Pareceu um frango, mas foi apenas ingenuidade.
– Esse Gléguer é uma merda, nunca confiei nele – gritou um do meu lado.
Dois a um e explosão eufórica no espaço reservado para os genéricos.
– O Vitória tem que empatar logo, de novo – disse aquele mesmo torcedor, de novo.

E Ramon, de novo, ouviu o que ele disse e pegou a bola pra bater uma falta na entrada da área. Bruno até botou fé e entupiu a barreira de gente, mas não adiantou. Golaço. Depois do gol Bruno ainda ficou parado por VINTE E OITO SEGUNDOS, tentando entender o que aconteceu. Veja CLICANDO AQUI. Dois a dois.

– Agora o Vitória tem que virar logo – disse aquele torcedor.
Ramon, comprovando a boa fase e a boa audição, num contra-ataque fulminante recebeu um passe com carinho e com afeto de Gláucio e fez três a dois Vitória.

Lembrei de um jogo no Barradão, em meados dos anos 90, um ano depois de Ramon nos deixar, quando um torcedor disse “ai, que saudade de Ramon”. Quase 15 anos depois, aos 37 anos, ele continua o mesmo atleta.

O Flamengo não tomava gols a seis jogos, mas bastou um primeiro tempo no Barradão pra tomar três. “Eu, eu, eu , caiu na Toca se f...”, gritavam os rubro-negros originais.

O segundo tempo foi mais morno, com o juiz e o Flamengo tentando e o Vitória contra-atacando. Numa cobrança de falta, Pet não levou fé em Gléguer e colocou a bola no cantinho, mas Gléguer dessa vez estava ligado e fez uma defesa espetacular. “Uh, é paredão, o goleiro do Leão”, gritava a torcida, inclusive o torcedor do meu lado que mais cedo o crucificou.

– Quanto tempo tem? – perguntou um.
– Quarenta – respondi.
– Bora, Vitória – disse ele.

Depois de um tempo, olhei pro relógio mais uma vez. Quarenta e quatro. “Bora, Vitória”, pensei. Mas aos quarenta e seis, as caravanas comemoraram. Num cruzamento a bola sobrou limpa pra Zé Roberto só empurrar.
– Se fosse Viáfara ele se antecipava – gritou o torcedor.

Se o empate em três a três com o Cruzeiro teve sabor de triunfo, o empate em três a três com o Flamengo foi o inverso. Os turistas do Flamengo foram à loucura, o que é até aceitável, pois empatar com o Vitória no Barradão deve ser motivo de alegria pra qualquer time.

2 comentários:

Anônimo disse...

"os turistas do Flamengo foram à loucura, o que é até aceitável, pois empatar com o Vitória no Barradão deve ser motivo de alegria pra qualquer time. "
Falou tudo agora velho, texto sensacional.

Breno disse...

"os turistas do Flamengo foram à loucura, o que é até aceitável, pois empatar com o Vitória no Barradão deve ser motivo de alegria pra qualquer time. "
Falou tudo agora velho, texto sensacional. (2)