segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vitória X Goiás (da lama aos gols)

No Vitória X Avaí pelo Brasileirão do ano passado (2009), eu comi um acarajé delicioso antes do jogo, e assim que peguei o tal acarajé da mão da baiana perguntei a ela:
– Você é Bahia ou Vitória, minha linda?
– Bahia – respondeu a infeliz.
O Vitória perdeu aquele jogo.

Consegui a liberação da minha digníssima e fui ao Barradão assistir Vitória X Goiás pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil 2010. Fui com dois amigos. Estávamos com fome e assim que entramos no Barradão fomos procurar um acarajé.
– Vamos naquele lá, comi uma vez ali e é muito bom – disse eu.
Chegando perto da baiana me lembrei que ela torcia pro finado e comentei pra ver a reação dos meus amigos:
– Essa baiana torce pro rebaixado – disse eu.
– Sério?! – disse um.
– Aí você tá sacaneando – disse outro.
– Sério – disse eu –, inclusive quando comi o acarajé dela o Vitória perdeu.
Os três concordaram que era melhor procurar outra baiana e fomos pra uma que fica em frente à entrada das cadeiras.
– Baiana, você é Bahia ou Vitória? – perguntei antes de pedir o acarajé.
A baiana não disse nada, apenas levantou seu vestido branco, mostrando que por baixo vestia o manto rubro-negro.
– Eu sou rubro-negra de coração – disse ela.
– Então me dê um acarajé com vatapá, salada e muita pimenta – disse eu.
Ela não botou fé no meu nível de pimenta e apenas deu uma pingadinha na colher.
– Bote mais.
Outra pingadinha.
– Assim, minha linda, vou achar que você é Bahia.
Só aí ela deu uma carregada e ensopou meu quitute.
– Agora, sim – respondi.
Comi o acarajé com pimenta acompanhado por uma cerveja sem acóol. A fome estava tanto que fui pedir um abará. Mandei caprichar de novo no ardido.
– Êta que o Viória vai tá apimentado hoje – profetizou ela.

O Vitória, como não costuma fazer, começou o primeiro tempo atacando pra lado esquerdo das arquibancadas. Me lembrei que meu primeiro vídeo pra esse blog foi justamente num jogo contra o Goiás (Brasileirao 2008) e, como naquele jogo, fui pra detrás do gol de Harlei. Veja aqui.

Ao chegar no alambrado, encontrei um torcedor que todo jogo tá ali.
– Cadê meu DVD? – perguntou ele ao me ver.
Só então me lembrei que prometi a ele fazer um DVD com as minhas filmagens.
– No próximo jogo eu trago – prometi de novo.

O jogo começou e ao mesmo tempo que Harlei sofria com as provocações dos torcedores do Vitória próximos ao alambrado, ele fazia defesas milagrosas.
– Se ele não fosse baixinho seria um dos melhores goleiros do Brasil – disse um jovem ao meu lado, que ao me ver filmando pediu para que quando o Vitória fizesse um gol que eu o filmasse comemorando.
– Vou passar no Globo Esporte – disse ele, sem saber que, seu eu o filmasse, que ele passaria num local, modéstia a parte, muito mais nobre.
– Que nada, esse goleiro é uma merda, se a bola for na gaveta, no angulo, ele não pega nem com a porra. Viáfara é bem melhor que ele – disse outro, mais velho, que não parava de xingar o coitado do Harlei.

E o Vitória atacou, atacou, atacou e não fez nenhum gol. Harlei buscou bola embaixo, em cima, em chute de Fernando de falta e o primeiro tempo acabou em zero a zero. Resultado ruim. De fato, até um a zero seria ruim, pois era preciso ir para o segundo jogo com larga vantagem.

Voltei para a arquibancada para filmar o segundo tempo de cima e meus amigos quiseram ir pro outro lado do estádio. Me lembrei que naquele tal jogo do primeiro vídeo contra o Goiás eu fiz a mesma coisa. Aquele jogo foi três a zero pro Vitória.
– Vamos nessa – disse eu, supersticioso.

No caminho, os comentários entre os torcedores eram diversos:
– Tem que tirar Bida, essa carniça não faz nada – diziam alguns.
– Tem que tirar Ramon, ele não agüenta mais – diziam outros.

Perto da TUI, todo mundo fica em pé e logo no início do segundo tempo percebi que pra filmar dali seria difícil. Era melhor descer e, como no primeiro tempo, ficar atrás do gol de Harlei. Na descida encontrei com um outro amigo meu. Fiquei um pouco ao lado dele vendo o jogo. Ele não parava de reclamar. Ramon tentou pegar uma bola e não conseguiu.
– Porra, Ramon – disse um torcedor do nosso lado.
– RAPAZ, ENTENDA: RAMON TÁ VELHOOOOO, TÁ VELHOOOOOOO – gritava meu amigo, enfurecido com o meio-campo rubro-negro.
Não gosto de torcedor reclamão e me despedi dele, finalmente me posicionando atrás do gol. O jovem que pediu pra eu filmar ele no primeiro tempo também estava lá assim como o torcedor que não parava de xingar Harlei. Ambos também deram a volta. E assim que eu cheguei, aos 23 do segundo tempo, Egídio cruzou, Walace cabeçeou, Harlei defendeu, mas deixou a sobra pra Ramon apenas cutucar pra dentro. Gostaria de ter visto a cara de meu amigo reclamão. Ramon começa com RA de Raça. Raça rubro-negra, minha porra. Um a zero Vitória.

Logo depois, aos 29, uma bela jogada entre Egídio, Ramon e Júnior fez o Vitória ampliar o placar. Depois eu vi o gol pelas câmeras da TV, mas nenhuma filmou de um angulo melhor que o meu. Nela dá pra ver claramente a calma e frieza do atacante rubro-negro ao escolher o canto e acerta-lo, impossibilitando a defesa de Harlei, que esperava uma bomba no meio. Golaço de Júnior. Gol de craque. Dois a zero Vitória.

Ainda comemorando, a PM chegou pra atrapalhar meu baba e dos torcedores do alambrado, nos obrigando a sair de lá bem na hora de uma falta pro Vitória bater. Enquanto a barreira era montada fui indo pro lado, subindo alguns degraus, procurando um angulo bom. Ainda na procura, parei pra filmar a cobrança de falta. Golaço de Bida. Meu angulo não foi dos melhores, mas o angulo onde Bida colocou a bola foi. Lembrei da frase do torcedor do alambrado sobre Harlei que se a bola fosse na gaveta que ele não pegava nem com a porra.

Logo após o gol, a bateria da filmadora acabou e Bida foi substituído sendo ovacionado pela torcida que o ama e o odeia ao mesmo tempo.

Aos 40 minutos do segundo tempo subi para me reencontrar com meus amigos. Me arrependi.
– Vamos nessa – disseram eles, com medo do engarrafamento.
Viadagem da porra isso de sair antes do fim.

Chegando perto do carro, atravessando o lamaçal por causa da chuva que castigou Salvador no dia anterior, resolvi ligar a câmera de novo, tentando conseguir um resquício de bateria que sempre rola depois que ela descansa. Foi bem na hora do quarto gol do Vitória. Um angulo bem diferente. Assista aqui, no vídeo exclusivo. Quatro a zero Vitória.

4 comentários:

borba disse...

Porraaaa Cury esses *vídeos em processo de upload* fodem a nação! hahahaha

E hoje tem o jogo de volta minha porra!

Abs

Yeah disse...

O vídeo já tá lá, meu rei...

Anônimo disse...

mais uma vez botou pra fudê na edição.

bóra minha porra.

sempre bom ouvir o torcedor em determinado momento, quem sabe na próxima cê pede paraa o mais afoito em sua volta falar alguma coisa.

abrá

Unknown disse...

Rapaz... seu blog é foda!!

Todas semana venho aqui ver as atualizações!!!

Fica uma dica... filmar mais a torcida cantando!! Isso arrepia qualquer um!! Mostra a emoção do jogo.. assim como essas filmagens da torcida no momento dos gols que vc faz!! Me sinto no Barradão!!

SRN