sábado, 12 de julho de 2008

Vitória X Botafogo Tricolor

Sabendo que o Barradão iria estar mais cheio que os jogos anteriores, cheguei cedo e me posicionei atrás do gol em que o Vitória costuma começar atacando nos primeiros tempos das partidas. Ao meu lado, a torcida do Botafogo.
– Metade ali é torcedor do Bahia – disse-me um senhor de aparentemente 60 anos, de bermuda, chinelo, radinho no ouvido, cigarro na boca e um copo de cerveja sem álcool do lado.
Não duvidei.

A torcida do Botafogo parecia confiante. Mas isso só durou até o apito inicial.
No meu ponto clássico de filmar o jogo, mais uma vez, como o leitor poderá observar nos dois textos abaixo, os impropérios dirigidos ao goleiro adversário irá existir em todos os jogos do Vitória no Barradão. Prometo que tentarei mostrar todos. A vitima dessa vez foi o goleiro do Botafogo, o uruguaio Castillo.
Um torcedor, atento a nacionalidade do goleiro adversário, além de gritar coisas normais como “viado”, “frangueiro” ou “sua mulher tá dando pro time do Flamengo”, ele gritava “Castillo maricon... Castillo maricon...”. Porém, ele mesmo, percebendo que o xingamento que usava causava estranheza entre os seus, tratou de se explicar:
– Maricon é viado, significa viado, em espanhol. É pra ele entender... – dizia ele.

Mas os xingamentos era o que mais de suave Castillo ouviria naquela noite.
Logo aos 11 minutos, o atacante Marquinhos entrou na área e sofreu um pênalti. Ramon na cobrança, atenção, vai bater “Castillo maricon, goooooollllll”. 1 X 0.

Filmei a alegria da torcida e fui então filmar a torcida do Botafogo. Fui andando e, opa, hein, o que é isso? Torcedores do Bahia, com a camisa do Bahia, na torcida do Botafogo? Tsc, tsc... que vergonha, hein? Realmente, que decepção! Mais rebaixados, impossível. Fiquei com pena.
Mas eu gosto do torcedor do Bahia. Os acho pessoas engraçadíssimas. Veja a cara deles no vídeo exclusivo e diga se não são seres vivos interessantes de se observar.
Não senti tanto desprezo. Tentei ser compreensivo. Deve tá sendo difícil pra eles, coitados, não assistem um joguinho de primeira a muitos anos, aliás, não têm nem onde jogar.
Mas foi bom que, com o ranço de time perdedor, infectaram o pobre do Botafogo.
Estavam com uma camisa que tem um TAZ estampado. Ui, que meda!

Nem deu tempo pra primeira lágrima tricolor descer (diante da cena, vou ignorar os torcedores do Botafogo), quando Marquinhos, dois minutos depois, fez uma jogada incrível e tocou na medida pra Ramon, que, antes de marcar o segundo dele e do Vitória no jogo, driblou com o corpo o zagueiro carioca.

A festa já começou ali e nem parou quando o Botafogo fez um gol de pênalti, aos 25. A torcida já sabia que a noite era de chocolate, tanto que, quatro minutos depois, Marquinhos quase marcou de bicicleta, e, cinco minutos depois, mais uma vez, ele deu outro passe certeiro, dessa vez pra Marcelo Cordeiro, que entrou fuzilando o gol de Castillo. Terceiro gol do Vitória. E, aos 45 do primeiro tempo, Ramon, mais uma vez, cobrando um pênalti sofrido por Vanderson, marcou o terceiro gol dele na partida e o quarto do Vitória.
“Que saudade quando eram só os xingamentos”, pensou Castillo.

No intervalo do jogo, tentei ir ao outro lado do estádio, para poder me posicionar atrás do gol adversário, mas nem consegui chegar perto e tive de ver o segundo tempo na parte de cima, quase na saída. O quinto gol aconteceu aos três minutos, quando eu estava subindo. Nem vi o gol e também não tenho muito a dizer do jogo no segundo tempo. Em uma posição desprivilegiada, confesso que ainda não adquiri total controle para filmar, anotar pérolas que são ditas a todo instante pelos torcedores e ainda prestar atenção no jogo para poder fazer a resenha aqui no blog. Espero um dia conseguir.
O que vi do segundo tempo foi o trivial de um jogo que está 5 a 1. O time que está perdendo vindo pra cima e o que está ganhando indo no contra-ataque. Assim o Vitória permaneceu. Até tomou o segundo gol, mas manteve a soberania do jogo.

A próxima rodada no Barradão será quarta-feira (12º rodada), contra o São Paulo e, infelizmente, o “Vitória no Barradão”, por motivos de força maior, não fará a cobertura desse jogo, voltando no jogo seguinte.
Um amigo meu, que apesar de ser baiano torce pro São Paulo, disse que iria pro jogo.
Teve sorte de que eu não vou estar lá pra filmar. Mas vai ter o azar de conhecer um amigo meu, Marquinhos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Grande Cury!
O Leão promete ser imbativel no Barradas esse ano.
abraço

Felipe Esteves

Anônimo disse...

É mesmo??? Já cansei de ir pra jogo do Bahia e ver monte de vicetórias na torcida visitante(especialmente do fla)!!!

Anônimo disse...

Sim, ECBosta, a torcida do Vitória até pode ir pra dos visitantes quando estes jogam contra seu Bahia, a diferença é que vocês tomam chocolate.